segunda-feira, 18 de abril de 2011

A filosofia e a juventude

As vezes algumas coisas passam a frente dos olhos da gente sem que reparemos nelas. A nossa vida nos força a focar em outras coisas e esquecer algumas mais fundamentais e alguns princípios. E como o título diz, filosofia e juventude parecem não se combinar...será?

Tive uma oportunidade muito interessante neste sábado passado: assistir um exame de faixa no centro sul americano de Aikido. Até nada de anormal, pois se trata de um esporte bem diferente do que praticamos. E a maior diferênça seja a idade, 70 anos no caso do Aikido. Tanta história, tantos princípios... algo que não conseguimos achar no triathlon.

No mesmo dia, continuei com a minha colaboração com a revista Trisport, revisando alguns textos. Nesta colaboração tenho a honra de revisar textos escritos por nada mais nada menos que Fernanda Keller. E o último texto é fenomenal.... (leia a revista!)

Não conseguia desvincular uma coisa da outra, pois lá, no dojo, observando os mestres de 4o, 5o, 6o dam, só passava um cenário parecido na minha cabeça: Kona, Dave Scott, Mark Allen, Fernanda Keller, Paula Newby-Fraser.... ou em tempos modernos Grand Final ITU, Gomez, Brownlee, Frodeno, Withfield....Os mestres de 6o dam e os de 2o, 3o dam.

Que chance de ouro é poder estar com estes mestres. Muito comum no Aikido...nem tanto no triathlon. Mas o olhar dos triathletas é diferente: são ídolos apenas. No Aikido eles são o espelho. Alguém para observar e aprender.... No triathlon também é assim!!!! Sim, nós temos uma história e temos uma filosofia. A simplicidade, a observação, e outros fatores básicos são os mesmos nos dois esportes.

As vezes me sinto um comunista extremo, mas não consigo ver outro fator que tire a simplicidade e conseqüentemente um pouco da essência do triathlon do que o capitalismo. Já falei sobre isso e não vou ser repetitivo, mas continuando a comparação, um mestre de 6o dam é o mesmo, com a mesma roupa e com a mesma sabedoria, no Aikido e no triathlon. Tirem o Gomez da Specialized dele e dêem uma bike comum... ele vai ganhar do mesmo jeito! Com a Keller, com o Allen, com o Brownlee é a mesma coisa. Temos muito que observar e aprender com estes atletas e não somente idolatrar e usar os materiais que eles usam. O que vai te tornar mais próximo a eles são as atitudes e as técnicas, não os ténis e bicicletas que eles usam.

A filosofia é sobre ser, não sobre ter. E para isso não precisa ser velho para saber. Afinal, podemos aprender pela experiência, com o tempo, ou com a inteligência, com os exemplos dos outros.

Abrax.

Um comentário: