terça-feira, 10 de maio de 2011

7 Dicas

Depois de comprovar por mais um ano (melhor que os anteriores) a eficácia dos métodos de treinamento de Joe Friel, posto aqui os preceitos básicos do sistema que ele usa. Já aviso que é um cara tradicional, que usa Periodização Tradicional , que presa por uma base sólida. Após 3 anos seguindo este método, posso dizer que ele realmente funciona e que ele garante uma coisa acredito ser importante: o acumulo da evolução. Você nunca volta a estaca zero e sempre atinge um resultado melhor ao fim.


7 Premissas básicas do treinamento por Joe Friel


Existem 7 premissas básicas que me mantém na direção certa com relação aos atletas que treino. Estas, certamente, não são pensamentos iluminados, mas são capazes de guia-lo em uma direção jamais imaginada.

1. O treinamento deve ser fisicamente estressante. O motivo principal do treinamento é desafiar, apropriadamente, o corpo fisicamente. Este desafio faz o corpo se adaptar e se tornar mais capaz de lidar com um dado nível de stress. Para ser eficiente, o desafio do treinamento deve ser específico com relação ao estresse que será enfrentado no evento alvo.

2. A adaptação a um stress físico específico é chamada "fitness". Isso acaba com a discussão de quem tem o melhor preparo físico. Cada atleta é igualmente apto às demandas físicas específicas de seu esporte. O halterofilista é o o mais forte, o velocista o mais rápido e nenhum deles conseguirá ser especialista na outra modalidade.

3. Outro produto do stress é a fadiga. Se você desafia seu corpo, muitas mudanças fisiológicas ocorrerão. Você gastou seu estoque de carboidratos, destruiu células musculares, etc. Todas estas mudanças que representam alterações negativas no corpo são chamadas de fadiga.

4. O fitness e a fadiga tem comportamento similar. Você pode não ter pensado nisto, mas existe uma ligação forte entre fitness e fadiga. Se você ficar fadigado de um treino, então você estressou seu corpo adequadamente para criar fitness. Se você não ficar fadigado, também não produzirá fitness. Assim, quando a fadiga aumenta, o fitness também aumenta. E o oposto também ocorre. 

5. Para competir bem você deve reduzir a fadiga. É isso o que o taper (ou colação) faz antes de uma corrida. Você não quer ir para sua grande prova cansado. E não há benefício nenhum nisto. Correr cansado trará um resultado cansado, fraco, como o de um treino.

6. Reduzir a fadiga é "entrar em forma". O termo forma vem das corridas de cavalo. Antes das apostas, deve-se checar a forma dos animais, sabendo quais corridas ele fez e como foi em cada uma delas. Quando ele está correndo bem várias provas, diz-se que ele está em forma.

7. Entrar em forma demanda perder fitness. Era para esse ponto direcionavam todas as outras premissas. Não acredita? Leia o final da premissa 4 de uma outra maneira: Você deve abrir mão de um pouco de fitness para reduzir a fadiga e competir em um nível mais alto.O truque é controlar o quanto de  fitness se perde no processo de tapering. Eu sempre coloco mais ênfase neste aspecto do que em outros da preparação para uma prova. Mas o que faço está longe da perfeição. Atingir o pico é mais arte do que ciência. Os protocolos que uso não são 100%, digo isto em meus livros. Somos humanos e não máquinas, e temos muitas variáveis. Mas de maneira geral isso funciona, isto leva o atleta há um pico maior do que o atingido durante o treinamento constante.

Abrax.

PS: Se funciona para mim, gordinho, com síndrome metabólica e asma, com certeza deve funcionar para você. Se não em definitivo, como um bom termômetro de onde você pode melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário