segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Pitacos.... e purismo.

Tô de volta!

Finalmente a maré avessa está passando e eu volto para os treinos....e assim fico mais a vontade para dar pitacos sobre triathlon!

A galera teve uma interessante discussão sobre purismo x competição. Tão interessante que vou postar minha opnião aqui no meu blog para não poluir demais o blog da galera.

Purismo, na minha concepção, é pegar a bike ou o tênis e sair pra um rolé, sem pensar em nada, sem ritmo definido, sem distância....Agora treino pra competição é bem diferente.

A gente sempre fala que temos que competir com a cabeça....é verdade!! Eu sou um atleta cheio de limitações físicas, se não usasse a cabeça já teria parado a muito tempo! E usar a cabeça significa usar tudo que está ao dispor...de recursos lícitos, é óbvio.

Neste usar a cabeça está usar frequencímetro, potenciômetro e etc. Não tenho potenciômetro pq não tenho grana pra tal investimento agora. Ou gasto com ele ou vou para competições, simples assim. Mas vale a pena sim!!! Poder escrutinar cada ponto negativo de sua performance, seja para você mesmo ou para um técnico é uma vantagem, honesta, que pode ser tirada de quem não está usando a inteligência a seu favor.

Temos que treinar sim, e muito, e pode ter certeza que não coloco meu frequencímetro pra fazer rodagem ou longões, mas que ele é muito útil nos tiros e ritmos, ahh isso é. Poder saber se estou tendo "decouple" depois de 5 tiros é fundamental para saber quanto irei forçar e uma prova.

Quanta gente deixo pra traz nas provas que são nítidamente mais bem dotados físicamente do que eu....

Algumas coisas da tecnologia nos emburrece, mas podem ter certeza que muitas coisas são muito úteis.

Com a cabeça galera, em todos os sentidos.... com a cabeça aberta!

Abrax!

PS: O Recreio é o lugar mais foda que eu já treinei... show!!!

2 comentários:

  1. Ah, é é? (rs) Então sua opinião seria super bem vinda naquele debate, seja no meu blog, seja no do Max.

    Senti sua falta nessa discussão...

    ResponderExcluir
  2. Putz Vagnão... aliás parabéns pelo ano MONSTRO!

    Quando eu ví a discussão a coisa já estava fervendo! Aí já viu, um monte de idéias desconexas pra serem jogadas em uma resposta é sacanagem com que fez o post!

    No fim das contas minhas direções ficaram meio parecidas com a do Max....

    Abração.

    ResponderExcluir