segunda-feira, 26 de março de 2012

Gatorade: A Nike de beber.

Não sei se este assunto já foi tratado nos blogs sobre esporte aqui no Brasil, mas em um blog da África do Sul, o The Science of Sport este assunto virou série de posts e capitulo de livro. Não tenho a autoridade acadêmica que o Ross e o Tucker tem, pois são pós-graduados em ciência esportiva, mas acho que podemos observar alguns fatos e algumas pesquisas.

Uma das primeiras observações é de que a Gatorade não vende o que ela divulga. Nem ela e nem uma outra fabricante de "repositor" hidreletrolítico. Sim, as bebidas contém os sais minerais que compõe o suor MAS a concentração é de 0.4 g/litro enquanto nosso sangue apresenta 3.2 g/litro e o suor é de 1.1g/litro. Ou seja: É impossível repor os sais minerais perdidos durante o esporte com Gatorade. E com qualquer outra bebida, pois se tentarmos ingerir algo com a concentração de sais do sangue teremos uma bela indigestão.

"Mas espere aí! Eu tomo Gatorade e sinto a diferença! Rende melhor que tomar água e não "pesa" no estômago." - É verdade, mas repito: você não está comprando o que estão te vendendo. Por que funciona? Por que a baixa quantidade de sais aliados a CARBOIDRATOS simples é que fazem você se sentir renovado. Os sais em baixa concentração promovem uma hidratação mais rápida e os carboidratos te alimentam. NADA haver com reposição de sais.

E aí é que mora o PERIGO deste tipo de bebida, principalmente para que faz endurance. O consumo prolongado deste tipo de bebida faz com que você se re-hidrate mais rápido que você se desidrate, como a bebida apresenta baixo teor de sais você está se arriscando a ter hiponatremia, que é uma situação médica muito mais arriscada do que a desidratação. Os casos de hiponatremia triplicaram depois da invenção destas bebidas, e aqui segue um link de um estudo divulgado no The Telegraph, da Inglaterra.

A sugestão destes pesquisadores é: Utilizem os Gatorade´s em conjunto com água, tomando 2 x mais água do que o Gatorade. Isso fará seu corpo frear o excesso de líquidos. Se quiser repor sais, apenas por se sentir bem (poucas pesquisas apontam algum benefício nisto, e em poucas pessoas) coma algo salgado, como snacks. As capsulas de sais podem ser arriscadas, pois se você estiver desidratado o volume de sais destas podem ocasionar uma crise de hipertensão.

E beba mesmo em treinos. A máxima de que treinar sem beber é melhor pra deixar mais resistente é algo beeeem fora do racional. A final se na prova haverá água para beber, por que treinar sem?

Siga o seu corpo: Sentiu sede, beba. Sentiu fome, coma. Sentiu um cansaço fora do comum, pare. Não existe bebida mágica, bicicleta mágica, tênis mágico etc....

Ahhh, por que Gatorade é a Nike de beber? Por que eles têm um "instituto de pesquisas" para melhorar mais ainda a bebida... A mesma estratégia adotada pela Nike, que patrocina pesquisas de tênis. Por que? Por que o norte-americano médio tem conhecimento para saber quando falam uma bobagem "de leve" que deve ser desacreditada, mas também tem o "conhecimento" para saber que universidade e instituto de pesquisa é lugar "sério". Pronto, eles compram tudo que vem com isso no rótulo. Aqui a coisa caminha pro mesmo lado..... E ao contrário da Nike que faz você gastar dinheiro e ficar com os joelhos doendo, a Gatorade faz uma propaganda enganosa que pode matar por hiponatremia.

Abrax.

PS: A propósito: Os tarahumaras tomam um porre de algo parecido com cerveja e correm 300 km nos dias seguintes. A tribo africana que caça por persistência (perseguindo até cansar a presa) mal bebe água antes da caçada....

Um comentário:

  1. É cara, cada vez mais eu creio que o negócio é tonar água, água de côco e suco de melancia.
    Ou até uma coquinha para levantar o defunto.

    ResponderExcluir