quinta-feira, 26 de abril de 2012

Abobrinhas que ouço e dicas que dou...

Por que quase todo cara fora-de-série, quando chega numa certa altura, depois de sua carreira ter acabado*, acha que pode fazer críticas deslavadas e pejorativas??? Em todas as áreas, sobre o que sabem e sobre o que não sabem!!!

Esta semana foi a vez do Lance falar umas besteiras sobre triathlon olímpico. Disse, pelo Twitter, que se tratava de lavar a cabeça (swim), secar o cabelo (bike) e uma corrida de 10 km. "Véi, na boa!" Corre lá! Vai lá e faz o tratamento de beleza!

O pior é que agora ele se esconde na idade avançada para falar o que quer sobre o que não entende. Sim, por que quando ele era triathleta, o esporte era muuuuito diferente. Agora de doer são os outros comentários, concordando com o menosprezo, partindo de atletas frustrados que nem Troféu Brasil conseguiram ganhar e querem colocar a culpa no vácuo.

 A propósito, o Javier Gomez ganhou facinho um tri sem vácuo nos EUA, com a presença de vários caras da ITU.

É tudo triathlon sim. Tudo do mesmo jeito, só que as provas devem ser feitas de maneira diferente. Liberem o vácuo no Ironman... vai ficar mais fácil??? Ah é??? Em 5 anos estarão puxando a maratona para 2:20 horas... ficou mais fácil??? Só ganha WC da ITU quem corre pra 30 min cravados... isso é fácil depois de nadar e pedalar??? Na boa quem fala que é, é por que não faz e não conhece triathlon.

Na ITU a corrida não é a etapa mais importante, ela é como nos demais tri. Assistam uma etapa pela tv. Vocês verão lideres na bike que não chegarão entre os 5 primeiros, igualzinho no Hawai. Verão o primeiro da natação não ganhar a prova, igual a qualquer Iron. Então parem de ser preconceituosos e achar que um triathlon é diferente do outro, pois não são. A forma de treino sim muda, mas é swimbikerun do mesmo jeito.

O vácuo foi liberado por que o nível do ciclismo se tornou muito próximo entre os atletas. O da natação sempre foi próximo, mas como é por pouco tempo ninguém fala nada. Querem o purismo de fazer tudo sozinho sem a influência dos outros competidores?? Ou corra alguma prova como o GP Damha, na categoria elite para fazer o contra-relógio individual (uma prova em que a disputa é no relógio e não na pista) ou corra sozinho e seja feliz.

Passado o desabafo, deixo umas dicas para quem ainda não se encaixou em provas com vácuo:

1- É tão difícil quanto uma prova sem vácuo, pois você tem que ser capaz de acompanhar a galera.
2- Nadar bem é muito importante, pois se você sair longe do grupo, adeus prova. Não tem perna que recupere.
3- Tem que pedalar bem, pois quanto menos você se cansar, melhor correrá.
4- Tem que correr muuuuito. Mais do que em um triathlon sem vácuo, pois você não conseguirá abrir vantagem na bike (é muito raro) e correr para um ritmo nem tão forte.
5- É pé embaixo o tempo todo, sempre com a referência de quem te acompanha.

E vamos treinar...

Abrax.

* A carreira do Lance já acabou sim. Ele era ciclista e tem feito boas participações no triathlon por que é um atleta fora de série (com uma ajudinha de um tratamento para câncer, mas mesmo assim fora de série). Não creio que com 40 anos passados ele vá incomodar os grandes do Iron no Hawai.

Um comentário:

  1. Perfeito !!!!
    Agora, o Lance virou um escroto para mim.
    Essa decisão da ITU de liberar o vácuo no profissional e nas olimpiadas foi perfeito. Imagina regular isso? Discussões mil.
    Nunca ninguem é culpado.
    Belo texto. Parabens.

    ResponderExcluir