quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Michael Phelps e os brasileiros.

Prólogo

Alguns fatos comuns a boa parte dos brasileiros tem que ser colocados antes deste texto.

1 - O brasileiro tem memória curta. É só ver a política deste país.
2 - O brasileiro é mestre em torcer contra. É só ser corinthiano pra entender.
3 - O brasileiro sabe como ninguém pegar um assunto e transforma-lo em outro com meias verdades científicas. É só ver discussões sobre vegetarianismo, evolução e religiões.
4 - O brasileiro não reconhece o trabalho duro, apenas a imagem. É só ver o que são nosso ídolos, Neymares e Micheis Telós da vida.

Posto isto, vamos ao texto.

Phelps, o maior atleta de todos os tempos.


O que me motivou a escrever este texto foram dois comentários lidos no Twitter. Um de um cara sem muita representatividade no meio esportivo e outro de um com muitíssima representatividade e com uma reputação inegável (talvez por isso tenha dito a asneira).

O que dizer sobre Michael Phelps? Um cara que chega em sua 4a olimpíada (sim, ele estava em Atenas metendo o 5o tempo no 200 m borboleta com apenas 15 anos) com mais medalhas de ouro acumuladas que o Brasil nas 2 olimpíadas passadas.Um atleta capaz de ser o maior ganhador de ouros em uma única edição de jogos Olímpicos. Um cara que se tornou ontem, o maior medalhista de todos os tempos (nem vou por um número aqui por que certamente ele vai ganhar mais umas 2 ou 3). Um cara que ganha pelo menos 3 ou quatro provas em campeonatos mundiais há 10 anos (!!!).

Ver esse cara na piscina é a mesma coisa que ver Mozart tocar, Michelangelo esculpir ou Camões declamar. É arte!!! Da mais pura!!! É o exemplo máximo de um ser humano desempenhando uma tarefa tentada por muitos, mas executada tão bem por muito poucos.

Aí, depois de ver sua despedida em uma de suas provas favoritas, o 200 m borboleta, sou obrigado a ler comentários infelizes e totalmente descabidos de conhecimento a respeito dele... Ninguém pode falar nada da vida e postura do Phelps como atleta!!! Ninguém! O cara fez umas "vadiagens" depois de Pequin 2008, mas ele GANHOU 8 OUROS!!!! E foi pra balada, fumou um beck e fez um bacanau... DANE-SE! Vocês sabem o quanto eu defendo uma vida regrada pra um atleta, mas o cara não é humano? Nem depois de tudo o que ele fez ele tinha direito a umas férias? Não estou falando de baladinha entre uma medalha e outra, estou falando de férias! Ele tinha batido um recorde que talvez leve muito mais de 40 anos pra ser batido. Ele tirou estas férias depois de 3 ciclos olímpicos!!! E depois de não precisar fazer mais nada pelo esporte!

Agora o Neymar pode.... um pseudo-atleta que não é nem será 1/15 do Phelps (15 medalhas de ouro), que dá festinha a cada vitória de campeonato paulista, pode? Que não é nada para o esporte mundial, pode? Que não é exemplo de nada pra ninguém, pode?

O que era o Ronaldo com 12 anos de carreira? Todo ferrado, já engordando, sem ganhar nada. O que é o Ronaldinho com 12 anos de carreira????????? O Phelps é um monstro, com 2 medalhas na bagagem e mais por vir.

Ele está em sua 4a olimpíada, atrás apenas de 2 coisas que lhe faltam: Uma ele já conseguiu, ser o maior medalhista. Outra ele deve conseguir: Ser o primeiro tricampeão olímpico da história da natação. Em uma olimpíada de aposentadoria, sem saco, sem motivação e cansado da vida de nadador. E ele já meteu 2 medalhas no peito.

E daí se ele perdeu uma prova na batida de mão? Esqueceram quantos ouros ele ganhou assim???

Torcer contra o Phelps só por causa daquelas férias??? Torcer contra um ídolo que nunca passou perto de um problema com dopping (tirando aquele baseado que mais prejudicaria do que ajudaria...)??? A Maurren e o Cesão já se enrolaram com suspeitas de dopping e tá tudo bem! O brasileiro também é mestre em inverter valores e ser politicamente correto na hora errada...

Por isso, não dobrem a lingua para falar do Phelps. Façam um origami com ela.

Abrax.

PS: E outros ainda estava ousando pixar a nossa seleção de vôlei... 30 títulos em 40 disputados na "Era Bernardinho". Depois de ontem contra a Rússia, podem fazer força na torcida contra, vocês vão precisar de muita macumba pra parar esse time.

4 comentários:

  1. Tb achei um absurdo esse lance com o Phelps. Sem noção mesmo.
    E o volley, ah. O Bernardinho sabe a hora certa de fazer a coisa acontecer. De que vale ganhar uma Liga Mundial? O volley é um jogo de muitas estatísticas e vc mostrar o jogo cedo demais é queimar cartucho. Agora, é a hora da cobra fumar.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho realmente um absurdo querer desmerecer o Phelps por causa da vida dele fora das piscinas...

    Agora, apesar de não ter dúvidas que o cara é um gênio da natação, tb acho irrelevante esse papo de ser o maior medalhista olímpico... vejo como relevante ele ter sido o maior medalhista olímpico DA NATAÇÃO... afinal, não se pode comparar total de medalhas em olimpíadas de um atleta de natação que pode vencer 100m, 200m, 400m, revezamento e ainda cada uma com seus estilos...

    No máximo daria para comparar com atletismo mas mesmo assim as corridas não tem os estilos da natação para dobrar/triplicar/... as possibilidades de medalhas

    ResponderExcluir
  3. José,

    Até o começo da semana o maior medalhista da história era uma mulher e da ginástica artística (antiga olímpica). Acredito na relevância de ser o maior olímpico por que muitos outros esportes permitem um número parecido de medalhas sim. O atletismo como você lembrou, que já teve o Carl Lewis (9 ouros e 1 prata) a esgrimista italiana que faturou já faturou 6 ouros e ainda terá mais algumas olimpíadas pela frente devido a longevidade possível neste esporte (assim como no tiro). Ainda lembro do ciclismo de pista, que permite várias provas. Mas o problema é aguentar ganhar várias em várias olimpíadas, isso só alguns gênios.

    A genialidade do Phelps faz parecer fácil ganhar tudo o que ele ganhou. O Lochte era favorito nos 200 m medley, mas não conseguiu bater o Phelps por que tinha nadado a final do 200 m costas 40 minutos antes. Em 2008 o Phelps nadou provas com 30 min de diferença e ganhou tudo. E agora mesmo em vias de se aposentar, continua ganhando.

    Abrax.

    ResponderExcluir