sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A vingança de Lance e o precedente.

Tudo como o previsto: o carinha dos olhos juntos confessou o que já era comprovado desde outubro passado.

E ainda tinha muita gente que achava que ele era inocente, que era perseguição da USADA e da WADA.

Confessou, fez cara de abatido. Mas isso era mesmo para se sentir melhor? Para estar em paz consigo mesmo? Me parece que não.

A atitude de Lance está se mostrando um caso de pura vingança. Tudo indica que agora ele irá usar todas as suas forças (restantes e sem EPO) para acabar com o ciclismo. Como? Tentando provar que a UCI sabia do dopping e fazia vistas grossas. Simplesmente, isso pode tirar o ciclismo das Olimpíadas  Um sinal bem claro já foi dado por um alto diretor do COI.

E muita gente achando que se tratava de amor, suor, superação... tudo isso tem limite sim. O que ele fazia, com a falta de consistência que fazia, depois da doença que teve, só podia ser artificial. Mas ele vendeu bem, por longos 14 anos ele vendeu muito bem.

E se preparem para mais surpresas. O caso Lance abriu um precedente sério para julgar a retroatividade do dopping. Muito ídolo vai para lama em breve, pois existem amostras de urina congeladas, mundo a fora, desde o meio da década de 80. Carl Lewis é um dos que está na lista. Os investigados deverão ser os atletas que ganharam muitas provas/jogos da década de 80, 90 e 00. Para os poucos multicampeões dos anos 00 e 10 este tipo de investigação deverá ser pouco efetiva, pois os procedimentos já são bem diferentes e muito eficazes em combater o dopping.

O uso do monitoramento por passaporte biológico torna quase impossível o dopping em Phelps, Messi, Bolt e Brownlee, pois estes são submetidos a exames constantes, aleatórios de  múltipla abordagem (sangue, urina e biópsia) desde o início da carreira profissional. E mesmo sem resultados positivos estes poderiam ser investigados, caso sua performance destoasse do padrão. Como são campeões desde sempre e se mantem no topo, muito provavelmente estão limpos. A segurança na minha afirmação baseia-se na teoria do controle: se alguém burlar esta teoria, tudo vai pelo cano.

Certamente teremos cenas dos próximos capítulos...

Abrax.

Nenhum comentário:

Postar um comentário