terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Brasil, o país do....... (desabafo)

Segundo slogan da época do inocente Lula era país do futuro. Mas antigamente foi país do futebol... ainda é na verdade. Mas bem que podia ser país da seriedade. Ia ser uma tremenda hipocrisia, mas ia ser mais bonito.

Em tempos onde abrimos um jornal e as manchetes são: Beijo gay vetado na TV; Cena com maconha liberada na novela;  É, acho que país da hipocrisia seria melhor mesmo, afinal o que é certo é errado e o que é errado é certo. Aqui pelo menos é assim.

Como alguns já sabem, há um ano estou morando no Rio. Sempre vivi em São Paulo e esta saída, apesar da saudades da família, permite ver o nosso país de uma outra maneira. Mais crítica obviamente. Não existe lugar melhor ou pior aqui, o que existe é o Brasil. A rigidez do sul, a tranquilidade do nordeste, a pompa do paulista ou a displicência do carioca: é tudo fachada. O país não é sério em lugar algum.

Fiz esta ressalva pois vou ter que criticar mal, muito mal o Rio. Mas fiquem sabendo que seria igual em qualquer lugar deste medíocre e larápio país em que vivemos.

Ao contrário de toda a lógica do espírito olímpico e a favor dos interesses comerciais o Brasil vai receber uma copa de futebol e uma Olimpíada no próximos anos. Em resumo, não merecia nenhuma delas, pois o único legado que será deixado estará no bolso de algumas pessoas sem escrúpulos.

Pois bem, para a Copa, estádios estão sendo erguidos e reformados, entre eles o saudoso Maracanã... saudoso? Ilustre? Tivemos uma copa na qual perdemos a final neste estádio e a mídia acha que ele é um Olimpo???? A reforma está custando o mesmo que fazer 3 ou 4 estádios novos e tudo bem? E o melhor: vão destruir o Complexo de piscinas Julio Dellamare, que já recebeu inúmeras copas do mundo, com muitos campeonatos para brasileiros, e o Complexo de Atletismo Célio de Barros, que já recebeu inúmeros Grand Prix também com vitórias do Brasil.... para deixar de pé um estádio que celebra uma grande derrota?????

Bem, já seria trágico perder estes dois centros de referência no esporte se não fosse acontecer uma OLIMPIADA 2 anos depois, na mesma cidade. É alguma piada? Não, é o Brasil.

Na boa? Quem me enviar aquela cartinha de um suposto estrangeiro que enaltasse o brasileiro que vá pra p... que p...!!!

Enquanto ficarmos sentados lendo isso e não formos pra rua, de verdade, mostrar pra corja de políticos quem é que manda no país, tudo continuará do mesmo jeito. Mas não adianta eu ou mais 1 irmos. É preciso união. Você que não concorda, procure saber como se deram as grande mudanças populares no resto do mundo antes de defender o seu ponto de vista, que é igual ao dos políticos que você elege.

Abrax.


PS: Foi um desabafo... em breve volto com algum cometário sobre a "declaração" de Lance.... Aliás, tenho quase certeza que ele é brasileiro.. e não desiste nunca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário