quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Desejo para o ano novo: Ética

É incrível como algumas palavras são capazes de traduzir tantos significados. A palavra saudades, somente em português, tem o significado que tem, e é por muitos lingüistas, considerada a mais bela palavra do mundo.


E a palavra ética? No dicionário ela tem um significado explícito: ciência moral. Mas é muito mais que isso. Esta palavra significa a maneira mais respeitosa de se conduzir a vida em sociedade. Se vivêssemos isolados, não precisaríamos de ética, de leis, de nada... Mas viver com os outros é muito difícil, adoramos aglomerações (festas, trânsito, escola, trabalho) mas não sabemos lidar com elas!


E, como sempre, o esporte é o espelho da sociedade. Não dá para mudar quando se está treinando ou competindo. Fazemos o que somos. Por isso não é coincidência encontrar o mesmo atleta que pega vácuo e fecha todo mundo, durante um treino de bike, saindo em disparada com seu carro, por cima dos ciclistas e corredores, quando termina seu treino. 


Precisamos olhar melhor para o lado e, uma boa maneira de fazer isso é olhar melhor para leis e regras. Chuto que 85% das leis e regras são propostas de segurança mútua...por que não respeitar?! Todos sabemos de nossas capacidades e habilidades, mas e as do próximo??? Ainda não conheço ninguém que lê mentes.....


Isso sem falar dos que se fazem valer de irregularidades, como o vácuo, o dopping ou a ultrapassagem pelo corredor de ônibus... para que? De que adianta "levar vantagem" se foi de maneira ilegal?? Isso só faz sentido para uma pessoa que vive na ilegalidade, que não respeita o próximo em nenhum sentido. Aí, no "mundinho" desta pessoa ele "se deu bem", mas na vida real ele é apenas mais um marginal*. 


A ética é um exercício social difícil, que como deve ser praticado a cada minuto para que não nos deixemos cair em tentação (amém!). Não adianta não seguir as leis quando é de madrugada ou quando ninguém está vendo... neste caso o único que foi enganado é você mesmo.


Ser forte assim é muito difícil, é realmente para poucos. É a demonstração de que se deixa o estado animal de convivência e se entra em um estágio realmente social de convivência.


E temos que ter fé que vai melhorar, afinal o otimismo é algo que nos move.


Acabei de ler o informe de fim de ano da CBTri, e se realmente tudo que foi listado lá for cumprido, daremos passos largos em 2011. Espero a mesma tônica da palavra-chave deste post....


Abrax e muita saúde e ética em 2011


*marginal é o individuo que vive a margem da lei, seja ele um assassino ou um infrator de trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário