segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Não faltam amadores...

Papo reto, com a definição do dicionário:

amador
adjectivo e nome masculino
1.que ou o que amanamoradoamante
2.que ou o que exerce qualquer arte, desporto ou ofício por gosto e não por profissão
3.pejorativo que ou o que é inexperiente
(Do lat. amatóre-, «que ama»)
Acho que poucas definições podem classificar um triathleta de verdade. Aliás, podem classificar uma pessoa de verdade.
Já fiz um post sobre os amadores em 2010, mas volto a frisar: Nenhum profissional brasileiro teve conquista mais relevante do que a dos amadores. Tanto é que foi freqüente ver amadores fechando prova entre os top 10.
Neste fim de semana estive, junto a SPTri, atuando como árbitro do I Campeonato Interestadual de Triatlhon Olímpico. Que não foi já deve estar ouvindo os comentários, e deve ter ficado com vontade. A prova foi muito. Muito bacana, muito difícil, muito disputada e muito amadora! Aliás foi totalmente amadora, pois era um evento proibido para profissionais*. Foi muito legal ver aquele grupo, com atletas de 8 estados disputando uma prova duríssima de triathlon olímpico. Uma prova de amor que poucos entendem. E mais interessante na iniciativa da SPTri foi a de custear o transporte de São Paulo até Brotas e a hospedagem de todos os atletas.
Será que a mentalidade dos dirigentes esportivos vai mudar depois disto? Temos que ter fé que sim. A atitude dos atletas já está mudando, pois cada vez mais amadores estão se destacando. 
E sabem o que eu mais quero para o triathlon no ano de 2011? Que a terceira definição da palavra amador seja esquecida, até por que ela não tem nada a ver com origem da palavra e provavelmente, foi cunhada pela cabeça vazia de quem não ama nada.

TRI!!!!!
Abrax.

* Não venham me dizer que o vencedor, o Leandro Barbosa, é profissional. Não, ele não é profissional, pois trabalha o dia todo para viver e mal tem apoio para as viagens. Ele é o campeão brasileiro geral de aquathlon por que ele é o melhor no país.

2 comentários:

  1. Otimo Post velho.
    Só acho que faltou os goianos ai nessa prova!
    Estava muito afim de ir, mas fiquei sabendo lá no troféu quando vc me falou. E não sei como foi feito os convites ou as convocações. Mas nos resultados senti falta dos atletas do lado de cá. fora os atletas de Brasília.
    Mas foi com certeza uma otima iniciativa e tomará que as coisas comecem a melhorar pra essa galera que ama o que faz. abraço

    ResponderExcluir
  2. Pois é Simon, a prova acabou sendo fechada em cima da hora. O pessoal da SPtri ganhou uma grana enorme do governo estadual e pode fazer a prova de um jeito inédito. Pena que foi no fim da temporada.
    Abrax!

    ResponderExcluir