sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Cabeça

Certa vez ouvi a máxima: Triathlon se faz com a cabeça.

Tudo se faz com a cabeça.

Tenho colocado a leitura dos textos da galera em dia e tenho lido muita coisa boa nos blogs do Ciro, do Bessa, do Xampa, do Max. Muita filosofia. Extremamente importante para o desenvolvimento humano, afinal se fosse só para viver de músculos e ações, não estaríamos onde estamos... fazendo triathlon.

Caramba... estou na Sicilia, Itália, aos pés de um vulcão, o Etna, que tem participação sem tamanho na história da humanidade, indo a ruínas de teatros gregos e romanos.... e a gente faz triathlon!!!! É muita filosofia para chegar até aqui. Não ter que se preocupar com doenças, com ataques de bárbaros (bem, no Brasil talvez ainda tenhamos) e podemos nos dar ao luxo de transformar a celebração máxima da Grécia antiga, o esporte, em algo corriqueiro, do dia a dia. É muita evolução e muita reflexão.

Assim sendo, exercícios de observação de comportamento e de propósitos, como os que o Bessa, o Ciro, o Xampa e o Max fazem são fundamentais para que continuemos a evoluir. "Esses caras" daqui pensaram muito, e até brigaram (guerras) por ideais que nem sempre eram justos, mas que levaram nossa sociedade a um estágio a frente. Atualmente, os problemas da humanidade não são mais os que acontecem sem que saibamos, e sim os que nós mesmo provocamos.

Por isso acho que não temos que buscar uma verdade em nada. Não existe certo ou errado, existe diferente. Sempre que a humanidade buscou uma verdade ela cometeu atrocidades.... Podemos fazer a mesma coisa, só vai mudar a escala. Digo isso pois é comum ler polidos cometários nestes referidos posts dizendo com belo respeitosos português: eu não concordo. Você não tem que concordar com nada que outra pessoa pensa, mas discordar e ficar enumerando os motivos é uma maneira de impor seu ponto de vista. Não existe certo e errado, existe diferente. Apenas deixe o que você pensa.... é mais leve, mais respeitoso, mais evoluido(?).

Com esse post tento alinhavar tudo de bom que lí, deixando minha impressão de que devemos buscar a perfeição na simplicidade, em nosso bem estar. Sem deixar que algo sem fundamento nos governe. Tenhamos propósito. Seja tendo uma bike super ou levando nosso material de treino em um saquinho de supermercado. Não é por que eu estou a 3 meses sem treinar direito que deixei de ser triatleta, e também não é fazendo um Iron com 1 ano de esporte que o sujeito vai ser melhor. Ter algo ou ter uma ideologia não basta, é preciso ser. E também não adianta fingir, tentando ser algo que não é.

Ser e não ter....simplesmente ser.

O Etna é... Vão-se as civilizações e ele continua lá.

Salve!*

*Cumprimento típico de Catânia.

4 comentários:

  1. Mais um papo cabeça... mais texto ótimo... estou achando o máximo estas semanas de textos de reflexão...

    "Ser e não ter....simplesmente ser." esta é a frase.

    Wlad

    ResponderExcluir
  2. Emil, fico sem graça por me incluir nessa lista aí de cima. Obrigado por acompanhar os textos.

    Concordo com vc que não existe certo ou errado.
    E é interessante como encontramos similaridade nas diferenças. Agora, explicar isso ...

    ABS e boa viagem !!!!

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, o nível dos textos em blogs deu uma disparada para cima que vou te contar...

    O comentário irônico sobre os bárbaros...putz, que queria ter escrito isso!

    ResponderExcluir
  4. Texto excelente...nos faz realmente refletir...

    Abs

    Guto

    ResponderExcluir