segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Soluções...

Mudando do desbafo do último post para uma proposta de solução para o esporte no Brasil. Esta está sendo realizada por um país pobre, minúsculo e oprimido* (politica e economicamente). Mas eles tiveram a lucidez de ver no esporte uma maneira de educar e dar saúde a sua população.

Faça o exercício de ler, mesmo que você seja "de direita", pois boas idéias devem ser de todos, e não de uma posição política.

Texto sobre o Esporte em Cuba, extraído do site da Embaixada de Cuba.

O Esporte como direito de todos é um dos lucros mais relevantes da Revolução cubana em matéria de direitos humanos.

Até o ano 1958, a atividade desportiva constituía uma prática seleta para aqueles que podiam pagar os clubes exclusivistas aos quais o povo não tinha acesso. Só umas 15 mil pessoas praticavam esportes sob os auspícios de entidades sociais desportivas. A atividade desportiva distava muito de contribuir ao desenvolvimento integral do povo.

Hoje o 30% da população cubana tem um nível ótimo de eficiência física, como resultado da extensão desta prática a todo o país. Neste sentido, um papel muito importante lhe correspondeu ao estabelecimento da Educação Física como matéria dentro do Sistema Nacional de Educação, do qual se beneficiam 300 000 estudantes que se encontram matriculados nas áreas desportivas escolares em 29 modalidades desportivas.

O ensino do esporte inclui ademais aos centros de Educação Especial, onde são atendidos 56 000 estudantes, para quem se aplicam programas de educação física específicos.

Em todo o país se despregou uma estratégia de desenvolvimento da cultura física e a saúde na comunidade com 270 Ginásios e Áreas Terapêuticas, que atendem aos estudantes que por problemas de saúde não se podem incorporar ao ensino curricular e para os quais existem 28 programas nos 169 municípios do país.

Como parte desta estratégia de desenvolvimento, atende ademais a nível comunitário os programas de promoção e prevenção de saúde, que incluem aos avôs, as gestantes, os lactentes, os grupos de Ginástica Aeróbia na Comunidade e a Ginástica Básica para a mulher.

Esta ampla cobertura de ensino desportivo tem como sustento fundamental a existência de 30 000 professores especializados em educação física. Falamos hoje de um professor por 348 habitantes, contra 1 por 10 mil existentes em 1959.

O Sistema de Ensino Desportivo

Como resultado desta projeção integral e coerente se criou o Sistema de Ensino Desportivo, em resposta à necessidade de garantir e atualizar o pessoal técnico requerido.

Este sistema conta com:

-Uma faculdade de Cultura Física em cada província, com uma matrícula de 11 000 estudantes
-Um Instituto de Cultura Física a nível nacional
-8 Escolas de Professores de Educação Física de nível médio com 13 333 estudantes
-Uma Escola Internacional de Educação Física e Desportiva com 875 estudantes de 62 países.
Nos últimos 10 anos, 11 000 colaboradores desportivos prestaram seus serviços em 97 países. Nas Olimpíadas de Sydney, por só citar um exemplo, participaram 36 treinadores cubanos com equipes de outros países.

Um 45% da população geral do país pratica esporte de forma sistemática e se calcula que outro 25 % o faz ocasionalmente, o qual se viu favorecido pela rede nacional de instalações desportivas, que supera as 11 000 instalações. Estas instalações oferecem seus serviços à população nos 169 Municípios do país, nos quais se praticam como meia 15 esportes.
Formação de Desportistas de Alto Rendimento

A participação em massa da população propiciou um importante desenvolvimento do esporte de alto rendimento e fez possível que na atualidade Cuba conte com 23 000 desportistas dessa categoria.

Um importante papel na formação dos desportistas de alto rendimento lhe correspondeu à criação de centros especializados na formação de atletas, entre os que se contam:

-17 Escolas de Iniciação Desportiva Escolar (EIDE), com uma matrícula de 12 047 estudantes
-14 Escolas Superiores de Aperfeiçoamento Atlético (ESPA), com uma matrícula de 7 400 estudantes
-87 Academias Desportivas Estaduais, com 4700 estudantes
-3 Centros de Alto Rendimento, que agrupam unidades de alto rendimento, e que têm uma matrícula aproximada de 2 200 estudantes.

A inclusão do profissionalismo aos jogos Olímpicos, compra-a de atletas, a rápida introdução de tecnologias com o conseqüente encarecimento do esporte, bem como a necessidade de pagamento de patrocinadores para poder participar em eventos desportivos de alto nível, mirou um duro golpe ao movimento desportivo internacional e com particular força aos países em desenvolvimento.

Cuba, no entanto, como resultado de sua política coerente nesta esfera, conseguiu ocupar um lugar de avançada a nível internacional, com uma atuação marcante em jogos olímpicos, continentais e regionais. Cabe destacar que desde 1966, mantém o primeiro lugar por países em Jogos Centro-americanos e na última década do milênio, manteve-se entre os 10 primeiros lugares a nível mundial nos Jogos Olímpicos, com 9 medalhas de ouro em Atlanta 96, e 11 em Sydney 2000.

Estes resultados localizaram a Cuba dentro dos 30 países que mais medalhas de ouro por habitantes obtiveram em Jogos Olímpicos em toda sua história.


PS: A população de Cuba é quase a mesma da CIDADE de São Paulo, cerca de 11 milhões de habitantes.

Abrax.

*A opressão sofrida por Cuba não se justifica. Os países do Norte da África e do Oriente Médio são muito mais autoritários que o regime cubano e mesmo assim recebem ajuda financeira dos EUA e em Cuba, os EUA não ajudam e ainda atrapalham, com os embargos comerciais. Resumindo: é tudo uma questão de interesse financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário