sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

TRISPORT (Janeiro de 2011)

TRICLUB


Esporte Clube Pinheiros


Com 111 anos de história, o Esporte Clube Pinheiros é um símbolo esportivo da cidade de São Paulo. A tradição do clube se deve não apenas ao seu tempo de existência e a sua nobre localização na cidade de São Paulo, mas a incontáveis títulos nacionais, internacionais e olímpicos, sendo o destaque mais recente o nadador César Cielo, que defendeu o clube até 2009. Contrariando o que aconteceu com a maioria dos grandes clubes brasileiros, que se tornaram clubes de futebol apenas, o “Pinheiros”, para os paulistanos, mantém várias equipes profissionais de alto nível, como natação, basquete, vôlei, handebol, atletismo, esgrima e triathlon!
E para não deixar dúvidas da camisa que vestem, os pinheirenses do triathlon não fazem por menos. Quando perguntado sobre as conquistas da equipe de triathlon, o técnico Luiz Gandolfo responde: “Felizmente não tenho como lembrar de tantas conquistas”. E ele não está exagerando. É comum observar a lista de resultados das mais importantes competições de triathlon do Brasil e do mundo e encontrar atletas do Pinheiros entre os primeiros lugares, seja no amador ou no profissional. Só para citar os mais recentes: Eduardo Beretta (35-39) e André Lemmi (20-24) são campeões mundiais de sprint triathlon e aquathlon, respectivamente; Ana Tadei (25-29) ganhou sua categoria no Ironman Brasil deste ano; Antônio Manssur (pro) foi campeão mundial de aquathlon em 2009; Flavia Fernandes (pro) faturou o último GPI em Camboriú; Fábio Carvalho (pro)  é tri campeão do Troféu Brasil; Bruno Matheus (pro) é um forte candidato às Olimpíadas de 2012; e Juraci Moreira (pro) é único brasileiro com participação em três olimpíadas.


Praticado no clube desde a década de 80, o esporte foi oficializado como um setor em 2005. De lá para cá, o trabalho coordenado por Luiz Gandolfo, segue uma rotina sem precedentes em outras equipes de triathlon no Brasil, com os atletas treinando juntos (amadores e pros) e tendo a disposição uma estrutura física, material e logística que não perde nada para nenhum clube do resto do mundo. “Nós tratamos o triathlon como tratamos os outros esportes, com todo o apoio necessário, de inscrições em provas a materiais de competição e viagens para os que se destacam” diz Luiz, durante uma sessão de treinos de tiro de corrida, onde os amadores alinhavam junto com os profissionais. “Esta união entre alto nível e iniciantes é um estimulo enorme, os amadores evoluem muito rápido devido à unidade da equipe”, completa Luiz. E a unidade dita pelo técnico é visível na amizade entre os atletas, que fazem da camisa do clube sua segunda pele.
Informações: www.ecp.org.br
Natação: Segunda a Sexta, 12:30 às 14h, na piscina olímpica do clube.
Bike: Horários variados, na Ciclovia da Marginal Pinheiros, na USP e estradas.
Corrida: Segunda a Sexta, 19 às 20:30h, na pista de atletismo.
Por Emiliano Castro de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário