terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Tratamento para hipotireoidismo não configura doping, diz médica

Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo


O hipotireoidismo, doença que Ronaldinho admitiu ter nesta segunda-feira (14) ao anunciar seuadeus à carreira, é tratado com levotiroxina, medicamento que simula a ação do hormônio da tireoide no organismo. A droga, que deve ser usada para o resto da vida, não está na lista de remédios proibidos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), nem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além disso, quando um atleta sofre de algum tipo de doença crônica que exija o uso de alguma substância proibida pelo comitê antidoping, ele precisa "contatar a respectiva confederação para solicitar uma permissão especial, que poderá ser concedida após a análise do diagnóstico e da indicação apropriada de um determinado medicamento", como explica a cartilha do COB.

"Uma pessoa saudável que use a levotiroxina poderia ter vantagens no esporte porque a substância acelera o metabolismo", explica a endocrinologista Stela Mara Pereira Palacio, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo. Mas isso não se aplica às pessoas que fazem a reposição do hormônio por causa do hipotireoidismo, a deficiência do hormônio da tireoide. Nesses indivíduos, o tratamento apenas devolve o equilíbrio ao organismo.

Sintomas
O hipotireoidismo provoca sintomas como fadiga, estresse, depressão, retenção de líquido, prisão de ventre e intolerância ao frio, entre outros. "É como se o corpo todo ficasse desacelerado", explica a médica. O diagnóstico é feito com exame de sangue, que determina os níveis de TSH e T4 livre. Quando a enfermidade não é tratada, os sintomas se agravam e a pessoa pode até entrar em coma. A causa mais comum do hipotireoidismo em adultos é a tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune: "o organismo entende a glândula tireoide como um corpo estranho", descreve. O problema é mais comum em mulheres. O risco aumenta conforme o avanço da idade e a existência de casos na família aumenta a probabilidade de desenvolver a doença. Ser portador de outra doença autoimune, como diabetes tipo 1 ou vitiligo, assim como sofrer de hepatite C ou Síndrome de Down, também pode aumentar o risco de hipotireoidismo.


Medicamentos
A disfunção da glândula ainda pode ser causada pelo uso de certos medicamentos, como o carbonato de lítio (para tratar transtorno bipolar) e a amiodarona (para arritmia cardíaca). O uso de remédios para emagrecer com hormônio tireoidiano - prática muito comum até pouco tempo - é outra causa possível de hipotireoidismo, assim como os tratamentos com radiação feitos na região da cabeça ou do pescoço.


Essa praga que me persegue. Mas já trato a doença há 5 anos e agora estou com o metabolismo bem próximo do normal. Mas a doença é tão complicada para um atleta que a vontade é de competir em um categoria PNE para síndrome metabólica, tamanha a diferença de metabolismo para uma pessoa normal. Tudo é afetado, treino, recuperação, ritmos, tudo.... Mas vamos lá, sou eu, capenga, no meio das feras!

Abrax.

6 comentários:

  1. Olá, primeiramente, parabéns pelo texto. Bom saber que tem gente no tri que tem o msm problema que eu. Fui atleta de natação e agora estou pensando em fazer umas provas de triathlon. Vc diz que sente muita diferença de vc para outros atletas que não tem esse problema, será que isso não é um problema de arrumar a dose? Pois como já mencionei, fui atleta de natação e já ganhei varias competições já tento hipotireoidismo e inclusive, peguei pódio em uma travessia tendo hipotireoidismo e não estava tratado, meu tsh estava em 20 e foi medido uma semana depois da travessia (acho que vc entende dessas medidas kkkk).
    Parabéns pela dedicação em se manter no esporte e ter um blog - pq não, isso também leva tempo kkk.
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Homero,

    Que bom que, mesmo depois de quase 3 anos, o post atingiu alguém para conversar sobre o assunto.

    Pois é, realmente o hipotiroidismo não atrapalha sozinho. Felizmente tenho um bom acompanhamento médico e os ajustes de doses tem sido bastante pontuais. Mas não era só esse o problema.

    Tenho investigado, junto a médicos e nutricionistas, e vimos que também tenho duas importantes alergias alimentares, que agravam a minha asma e meu metabolismo. As alergias a glutén e lactose provavelmente eram o que me seguravam em 2011. Agora, passados 8 meses de restrição, as melhoras são significativas, mas ainda não voltei ao mesmo ritmo de treino da época devido ao trabalho. Isso deve acontecer no ano que vem, e pode ter certeza que colocarei o resultado por aqui.

    Abrax.

    ResponderExcluir
  3. Puxa cara, que pena vc ter esses problemas alimentares. Falando em asma, fui asmático na infância, faz 12 anos que não tenho uma crise, esse foi o motivo deu começar a nadar. Então, quanto ao hipotireoidismo, o meu está bem regulado e to conseguindo fazer de igual para igual as provas e treinos com o povo aqui de Londrina.
    Agora mudando um pouco de assunto, virei fã aqui do seu blog, como os posts sobre consumismo e tri, pois vejo que isso se tornou uma realidade nesse mundo, desde bikes a roupas, e mtas pessoas se esforçam para tornar esse esporte excludente. Bom, hj eu ainda treino de mtb (uma mtb boa), mas estou me programando para comprar uma speed, qual vc aconselharia até uns 3,500 R$?
    Td de bom e que de td certo no tratamento para suas alergias alimentares.
    abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Homero,

    Obrigado por acompanhar o blog. A ideia é a de expor minha visão sobre as coisas, mais sobre esporte, mas não só sobre esporte. É bom saber que podemos alcançar outras pessoas.

    Bom sobre a bike, acho que vou te dar a dica mais conservadora: uma usada. E de preferência que não chegue passe muito de R$1500. Como vc é um moutain biker pode ser que vc não se adapte a speed. Aliás isso acontece muito. Assim, sugiro vc buscar uma usada em bom estado para sentir como é estar e treinar numa speed. O mais importante são os componentes, mais até do que a marca do quadro (nesta faixa de preço). Assim, escolha algo de alumínio (escrevi sobre o desgaste do carbono a longo prazo) com componentes de Tiagra para cima (Tiagra<105<Ultegra<Dura-ace).
    Se puder dar uma volta nela melhor! Os parâmetros são os mesmos de uma MTB: Tudo firme, sem rangidos, sem desgaste aparente e sem ferrugem.

    Abrax.

    ResponderExcluir
  5. obrigado pela dica!
    só para saber de uma coisa, vc encontra dificuldade para treinar? concilhando trabalho com treino? pois a maioria das pessoas que treinam tri aqui na minha cidade tem horarios bem tranquilos no trabalho ou estudo, eu já não tenho tanto tempo livre assim, gostaria de saber se vc encontra dificuldades do tipo...
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, acho que quase todo mundo tem problemas para conciliar... a não ser quem está bem de vida. Isso é normal, demanda apenas uma boa organização de horários.
      ABrax.

      Excluir